Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

domingo, 27 de janeiro de 2013

Texto: A Fábula das Três Árvores



Penso que vocês já perceberam que adoro postar textos e narrações diversas, tanto escritos por mim, quanto por outros autores (À Criação, Àquele que é Digno de Todo Amor e Louvor, A importância de meditar o Pai Nosso...). Faço isso não só por amar ler (e escrever) tais escritos, mas, também, porque acredito que eles tornam a explicação de um tema mais agradável e de fácil fixação.

O próprio Cristo falava bastante ao povo através de parábolas (narrativas breves, com um ensinamento por trás). Ele tinha vários motivos para fazer isso; um deles certamente é o citado acima. As parábolas, assim como as fábulas (textos cujos personagens não são humanos, apesar de assumirem características humanas), fisgam nossa atenção e, antes que notemos, aprendemos algo deveras importante.

Por isso, trago mais um texto para vocês; desta vez uma fábula (extraída do sítio Ache Oração, autor desconhecido).


Havia, no alto da montanha, três pequenas árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes.

A primeira, olhando as estrelas, disse: "Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal, até me disponho a ser cortada".

A segunda olhou para o riacho e suspirou: "Eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas".

A terceira árvore olhou o vale e disse: "Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que as pessoas, ao olharem para mim, levantem seus olhos e pensem em Deus".

Muitos anos se passaram e, certo dia, vieram três lenhadores pouco ecológicos e cortaram as três árvores, todas ansiosas em serem transformadas naquilo com que sonhavam.

Mas lenhadores não costumam ouvir nem entender sonhos...! Que pena!

A primeira árvore acabou sendo transformada num cocho de animais, coberto de feno.

A segunda virou um simples e pequeno barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias.

E a terceira, mesmo sonhando em ficar no alto da montanha, acabou cortada em altas vigas e colocada de lado em um depósito.

E todas as três se perguntavam, desiludidas e tristes: "Para que isso?!"

Mas, numa certa noite, cheia de luz e de estrelas, em que havia mil melodias no ar, uma jovem mulher colocou seu neném recém nascido naquele cocho de animais.

E, de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo...

A segunda árvore, anos mais tarde, acabou transportando um homem que acabou dormindo no barco; mas; quando a tempestade quase afundou o pequeno barco, o homem se levantou e disse: "Paz"! E, num relance, a segunda árvore entendeu que estava carregando o Rei dos Céus e da Terra.

Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. Logo se sentiu horrível e cruel.

Mas, no domingo, o mundo vibrou de alegria, e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para a salvação da humanidade, e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de seu Filho Jesus Cristo ao olharem para ela.

MORAL DA HISTÓRIA

As árvores tinham tido sonhos... mas as suas realizações foram mil vezes melhores e mais sábias do que haviam imaginado.

Temos os nossos sonhos e nossos planos que, por vezes, não coincidem com os planos que Deus tem para nós; e, quase sempre, somos surpreendidos com a Sua generosidade e misericórdia.

É importante compreendermos que tudo vem de Deus e crermos que podemos esperar Nele, pois Ele sabe muito bem o que é melhor para cada um.  


Pouco tenho a acrescentar. Deus é onipresente, onisciente e onipotente. Ele nos ama e, definitivamente, quer o melhor para todos nós. Às vezes, sofremos e passamos por provações. Achamos que o Senhor nos abandonou. Isso não procede. Acaso um pai (um pai de verdade) abandona seus filhos? Não. Como poderia, então, O Pai abandonar os Seus?

"Bem conheço os desígnios que mantenho para convosco – oráculo do Senhor – desígnios de prosperidade e não de calamidade, de vos garantir um futuro e uma esperança." (Jeremias 29:11)

Se as coisas vão mal, provavelmente Deus tem algo maior e melhor planejado. Seus sonhos são mais magníficos do que sequer podemos imaginar. Só podemos ver o presente; o futuro é uma incógnita para nós. Se confiarmos no Senhor, em Sua vontade, conseguiremos muito mais do que almejamos.

"Há muitos planos no coração do homem, mas é a vontade do Senhor que se realiza." (Provérbios 19:21)

Nota: a(s) imagem(ns) que ilustra(m) o post não me pertence(m). Foi(ram) retirada(s) da Internet.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito válida e importante! :)