Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A pequena que se fez grande: Santa Inês, virgem e mártir



Hoje é natal de Santa Inês,
virgem a Cristo dedicada,
que hoje ao céu entrega o espírito,
no próprio sangue consagrada.

Madura já para o martírio,
mas não ainda aos esponsais,
vai ao suplício tão alegre
qual noiva às festas nupciais.

Devendo aos deuses incensar,
diz sem nenhuma hesitação:
'Virgens a Cristo consagradas
lâmpadas tais não portarão.

Porque tal chama apaga a luz,
tal fogo a fé extinguirá.
Feri-me, e o sangue derramado
o seu braseiro apagará'.

Ei-la ferida, e quanta glória
do Rei divino recebeu!
Com suas vestes se envolvendo,
cai sobre a terra e voa ao céu.

Jesus nascido de uma Virgem,
louvor a vós, ó Sumo Bem,
com o Pai Santo e o Espírito,
hoje e nos séculos. Amém.


Hino extraído das Laudes de 21 de janeiro de 2013, Dia de Santa Inês. As Laudes, também denominadas Laudes Matutinas (significado: louvores da manhã), constituem uma das Horas Litúrgicas celebradas pela Igreja Católica. As Horas Litúrgicas são horários em que os cristãos são convidados a rezar em caráter público e comunitário, com o intuito de parar seus afazeres cotidianos e celebrar especialmente as Obras de Deus.

As Laudes santificam a manhã, o início das atividades e movimentos diários. São mais comuns no clero (padres, bispos...) e entre religiosos (freiras, monges...).


"Todos os povos são unânimes em louvar Santa Inês, porque vencendo a fraqueza da idade e o tirano, coroou a virgindade com a morte do martírio." (São Jerônimo)

Com cerca de 13 anos, Inês foi decapitada a mando de autoridades romanas, durante o império de Diocleciano. O crime? Amar a Cristo, consagrar sua virgindade ao Esposo dos esposos, negar-se a adorar outro deus que não o único e verdadeiro Deus.

Nascida em Roma, por volta do ano 304, Inês era nobre, descendente de uma poderosa família. Em meio ao paganismo, seus pais educaram-na como cristã. Muito jovem, consagrou-se a Jesus, compreendendo que sua virgindade não pertencia a outro que não a Ele. Como tantas santas, percebeu que não encontraria felicidade na terra, junto ao luxo e à riqueza mundana. Optou pelo Tesouro dos Céus, pela Vida Eterna, pelo Esposo das Virgens.

Dona de longos e vermelhos cabelos, a linda virgem chamou a atenção dos rapazes desde cedo. Apesar dos muitos cortejos, sua resposta era sempre "não". Um dia, encantado com a beleza de Inês, o filho do prefeito de Roma a pediu em casamento. Inês respondeu: "Jesus Cristo é o meu noivo". Ao fazer isso, reconheceu-se como cristã – o que, na época, era quase o mesmo que pedir para morrer.


Como era costume, Inês foi levada às autoridades romanas. Ofereceram-lhe a oportunidade de negar suas crenças e seu voto, o que ela recusou.

"Se recusei seu filho, que é um homem vivo, como pode pensar que eu aceite prestar honras a uma estátua que nada significa para mim? Meu esposo não é desta terra." (Santa Inês)

Com a insistente recusa da jovem, as torturas tiveram início. Ao ver os instrumentos de tortura, que atemorizavam os mais intrépidos corações, Inês permaneceu firme em sua fé.

"Jesus Cristo vela sobre a vida e a pureza de sua esposa e não permitirá que lha roubem. Ele é o meu defensor e abrigo. Podes derramar o meu sangue; nunca, porém, conseguirás profanar o meu corpo, que é consagrado a Cristo." (Santa Inês)

Ao ser arrastada para o lugar onde os romanos cultuavam seus deuses, com o objetivo de queimar incenso para tais entidades, Inês ergueu os olhos para os céus e fez o sinal da cruz. Como as torturas se mostraram ineficazes, a santa foi levada a um local de prostituição, para ser violada. 

"Sou jovem, é verdade, mas a fé não se mede pelos anos e sim pelos sentimentos. Deus mede a alma, não a idade. Quanto aos deuses, podem até ficar furiosos, que eu não os temo. Meu Deus é amor." (Santa Inês)


Relatos afirmam que a jovem foi exposta nua no Circo Agnolo, antigo prostíbulo e local onde atualmente fica a Basílica de Santa Inês em Agonia. Todavia, tal como havia profetizado, Cristo não a abandonou. Antes que suas vergonhas pudessem ser vistas, seus cabelos cresceram milagrosamente, cobrindo-a.

Uma luz divina cercou a adolescente de tal forma que ninguém ousou se aproximar dela. Há uma versão da história que afirma que um homem ainda caminhou em sua direção, porém caiu como se estivesse morto. Segundo essa versão, Inês rezou pelo homem, pedindo a salvação do mesmo.

A santa sofreu diversas ameaças e foi levada à fogueira. O fogo, contudo, não surtiu efeito algum sobre ela. Mais um milagre concedido pelo Espírito à Sua esposa. Por fim, ridicularizado e furioso, o prefeito ordenou que Inês fosse decapitada. Deus permitiu que a amada fosse ferida, para, enfim, unir-se a Ele.

 

Santa Inês, ou Santa Agnes – como também é conhecida –, é uma das virgens mais celebradas pela Igreja. A idade, a coragem e a constância da jovem lhe renderam admiração por parte de múltiplos santos. Sua festa ocorre no dia 21 de janeiro.

Agnes, em grego, significa pura. Em latim, quer dizer cordeiro (logo, Agnus Dei = Cordeiro de Deus). É pelo significado latino de seu nome, bem como o simbolismo de pureza, que a santa geralmente é representada segurando um cordeiro. A palma (planta), também comum, faz referência ao martírio.

Santa Agnes é padroeira da castidade, das virgens, dos noivos, dos jardineiros (que a veem como semelhante à Maria Santíssima, o Horto Fechado) e também intercede pelas vítimas de violação sexual.


Oração à Santa Inês

Ó Deus, que destes à Vossa Santa Igreja Santa Inês, como exemplo de pureza de vida, ornada de todas as virtudes, fazei que as nossas jovens encontrem nela um modelo de fé e de amor a seguir, servindo somente a Cristo e Seu Reino. Por sua vida e por seus méritos, afastai os males da juventude que as rodeia; as drogas, as más companhias, o indiferentismo religioso, e todas as tentações do mal. Que Santa Inês interceda a Deus por uma juventude sadia, alegre e animada pela vida, cheia de entusiasmo pelas coisas de Deus e de esperança de um Mundo melhor. Santa Inês, rogai por nós.


"Mas tu, ó homem de Deus, foge desses vícios e procura com todo empenho a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. Combate o bom combate da fé. Conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e fizeste aquela nobre profissão de fé perante muitas testemunhas." (1 Timóteo 6:11-12)

Nota: a(s) imagem(ns) que ilustra(m) o post não me pertence(m). Foi(ram) retirada(s) da Internet.
Nota2: os seguintes sítios foram utilizados como fontes: Canção Nova, Wikipédia, Arte Sacra, A História dos Santos e Santo Protetor.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito válida e importante! :)